III Ciclo de Palestras do Núcleo de Pesquisa DIVALIN – Linguística e Inteligência Artificial: Desafios, Variações e Perspectivas

O Núcleo de Pesquisa Diversidade, Variedade e Línguas Naturais (DIVALIN), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tem o prazer de anunciar a realização do seu III Ciclo de Palestras. O evento de extensão ocorrerá de forma online nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2025, e está aberto à comunidade acadêmica, à rede básica de ensino e a todos os interessados na discussão sobre a temática “Inteligência Artificial em contexto dos estudos linguísticos e educacionais”.

Esta edição é crucial para refletir sobre a crescente relação entre Linguística e Inteligência Artificial, abordando os impactos da IA na linguagem, nos processos comunicativos e nos desafios que surgem em face da grande diversidade e variação linguística do Brasil.

🗓️ Programação:

Dia 1/12:

  • A abertura será marcada pela palestra “Linguagem e desigualdade: a variação linguística nas interações com chatbots”, ministrada pela Professora Drª Marilia Silva Vieira Pereira (Universidade Estadual de Goiás).
  • A Drª Marília Pereira discutirá como a variação linguística representa um desafio para o desenvolvimento de sistemas de IA. A proposta é instigar a reflexão sobre o papel da linguagem na construção de tecnologias mais humanas e inclusivas, sugerindo caminhos para que os sistemas de IA compreendam e representem, de fato, a pluralidade linguística do país.

Dia 2/12:

  • O segundo dia contará com uma Mesa-Redonda fundamental sobre o papel da Linguagem e da Educação na era digital.
  • Os convidados são:
    • Prof. Dr. Adson Luan Duarte Vilasboas Seba (SME): Apresentará a temática “Super Professor” nas diretrizes da PNED e da BNCC – Computação: um olhar crítico sobre a docência digital.
    • Prof. Dr. Lucas Augusto Souza Pinto Alvares (UNEMAT): Discutirá o tema “Inteligência artificial e a enunciação: dos limites do humano às possibilidades tecnológicas”.
    • Servidora Mestre e Doutoranda Lygia Cristina Menezes de Lima (UNEMAT): Trará a reflexão sobre Dona FIA: a Inteligência artificial com identidade linguística de Cáceres. Dona FIA é uma IA criada pela UNEMAT para o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, utilizando a variedade linguística regional como forma inovadora de aproximação com o público.

Dia 3/12:

  • Para encerrar o evento, a professora e doutoranda Nagila Kelli Prado Sana (UEMS/UNEMAT) ministrará o minicurso “Mapeando a língua na era digital: contribuições da Inteligência Artificial para a Cartografia Linguística Contemporânea”.

📝 Inscrições e Transmissão